segunda-feira, 24 de novembro de 2008

EXCEL: CALCULE O VALOR MÁXIMO

Você tem uma planilha que faz o acompanhamento da variação de um número qualquer: valor do dólar, faturamento do caixa da sua empresa, medições num laboratório. Enfim, uma planilha que inclui uma coluna para datas outra para valores. Num documento desse tipo, como localizar, na coluna de datas, a célula correspondente ao valor máximo (ou mínimo) registrado?
A dificuldade, aqui, reside no fato de você não saber de antemão até onde se estendem às colunas, já que os pares data-valor vão sendo adicionados com o tempo. Em outras palavras, você quer descobrir qual o valor de uma região em aberto. Uma solução pode ser a seguinte. Admita que as datas estão na coluna A e os valores na B. A primeira linha é ocupada com títulos: Data, Valor. Admita, também, que esses dados sempre formam um par: não h´[a data sem valor nem vice-versa.
O primeiro passo consiste em nomear a coluna B. Acione inserir/Nome/Definir e digite, em cima, o nome Dados (Valor não é adequado: existe uma função com esse nome). Embaixo, escreva]:
=DESLOC (Plan1! $B$2;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$B:$B)-1)
Você criou uma fórmula chamada Dados. A função CONT. VALORES verificam quantas células preenchidas existem na coluna B. A subtração de 1, no final desconta a célula B1, que contém o titulo. A fórmula acima tem apenas um papel auxiliar: retorna uma referência à coluna B e será usada na fórmula seguinte, que você pode incluir em qualquer célula:
=DESLOC (A1; CORRESP (Máximo (Dados); Dados; 0); 0).
Esta nova fórmula fornece a data da coluna A que faz par com o valor máximo registrado na coluna B. Se você quiser a data para o valor mínimo, basta trocar aí a função MÁXIMO por MÍNIMO. Como as colunas de dados tendem a crescer, crie, no inicio da planilha, uma célula para exibir a data de máximo e a outra para exibir a data de mínimo. Lembrete: naturalmente o valor máximo ou mínimo pode ocorrer mais de uma vez. Essa solução apenas para o primeiro. Você pode ampliá-la para encontrar os demais.
Há outra solução interessante derivada dessa primeira: é possível criar um gráfico que incorpore automaticamente os novos valores diários incluídos na planilha. Mais uma vez, acione Inserir/Nome/Definir e digite a fórmula Eixo_X:
=DESLOC (Plan1! $A$2;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$A:$A)-1)
Agora crie um gráfico – melhor em outra planilha, para ocupar todo espaço disponível. Inicialmente, conclua o gráfico vazio. Em seguida clique nele com o botão direito e escolha Dados de Origem. Abre-se uma janela com esse nome. Escolha a orelha Seqüência e clique no botão adicionar. Agora, na caixa Nome, dê um titulo para o gráfico. No campo Valores, digite:
=Plan1!Dados
Isso diz ao Excel quais dados devem ser usados para gerar o gráfico. Por fim, na caixa Rótulo dos Eixos das Categorias (X), informe:
=Plan1!Eixo_X
O gráfico está pronto. Para testá-lo vá até a planilha e inclua novos pares data-valor. Funciona! De agora para frente, alimente os dados e o gráfico vai se fazer sozinho.

gostou? mande sua duvida para: darioandrade76@gmail.com ou deixe seu comentario.